quinta-feira, 8 de junho de 2017

CRISTIANISMO E HIPOCRISIA - O significado de iniquidade X integridade



O significado de iniquidade é a transgressão da integridade, o que faz com que o cristianismo se misture com a hipocrisia. Pois muitos são os que pregam uma mensagem de integridade, porém vivem na iniquidade, vivem no pecado, de modo que não têm um cristianismo verdadeiro dentro de si, mas vivem a hipocrisia, há muitos hipócritas. Nesta pregação sobre pecado de Paschoal Piragine, avalie-se pelo teste da integridade. A Bíblia diz assim: "Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus" (2 Coríntios 1:12). Eu queria olhar pra essa palavra aqui que aparece na nossa Bíblia como sinceridade. A palavra sinceridade é uma palavra maravilhosa que vem de dois termos latinos: "sin cera", ou em português, sem cera. Sincero é ser sem cera. Agora, é preciso entender de onde veio essa palavra, sem cera. O que que tem a ver esse negócio com sem cera? É que naquele tempo, lá no passado, no tempo de Paulo, se usavam muitos vasos de barro e utensílios de barro pra cozinhar. E às vezes, quando você fazia um utensílio de barro, ele vinha com defeitos. Que defeitos? Microporos, pequenos buraquinhos, como que umas bolhinhas de ar que não deixavam que a argila estivesse completamente fechando aquele vaso. E aquele vaso então vazava água. Eu não sei se você já teve um vaso na sua casa que você punha a água nele e ele escorria. Eu também já tive, a gente punha flor, colocava água e de repente vazava água. Então esse era um vaso defeituoso, tinha defeito na argila. Então o que que os comerciantes faziam, eles compravam esses vasos defeituosos e vendiam esses vasos defeituosos como bons. E como é que eles faziam isso? Eles passavam cera dentro do vaso, de tal maneira que os microporos desses vasos pudessem ser preenchidos com a cera, e aí eles enchiam de água e dizia: "olha, tá vendo? É vaso bom! Ó, não vaza nada!" Agora, se você pusesse esse vaso, essa vasilha, no fogo, o que que ia acontecer? Ah, a cera ia embora. Na palavra grega, que está aqui, isso é palavra latina, sem cera, a palavra grega que está aqui tem a ver com o mesmo fato do mercado. Ela é formada por duas palavrinhas, juntas, só que não é sem cera, é juízo do sol, juízo do sol. Por que? Porque quando você ia no mercado, pra você saber se esse vaso era bom ou não era bom, ele já te mostrou com água, você jogava fora a água, saía pra fora da barraca ou da tenda que estava vendendo o vaso, e colocava o vaso contra o sol. Se você, olhando pra dentro do vaso, visse pontinhos de luz, o vaso não prestava. Porque ele não tinha passado no teste do sol. Era um vaso defeituoso. O que Paulo está dizendo aqui tem a ver com a sua vida, a minha vida e a vida de Paulo. Ele está dizendo o seguinte: Olha, eu não estou encobrindo nenhuma falha. Eu não estou sendo hipócrita, não tenho hipocrisia, mas tenho integridade e sinceridade. Eu não estou escondendo ou camuflando dentro de mim qualquer verdade. Eu estou sendo verdadeiro, eu estou sendo íntegro. E eu estou sendo sincero diante de Deus. E não é qualquer sinceridade não, é diante do sol da justiça. É diante do Deus todo poderoso que eu estou colocando a minha vida pra ser julgada. É um cristianismo sem hipocrisia. Vocês me acusam de tanta coisa, mas no teste da presença de Deus eu me encontro íntegro. Queridos, que coisa tremenda! Que coisa tremenda! Quando eu meditava nesse texto, eu não consegui deixar de pensar no Brasil. Que coisa né. Como o nosso país precisa de homens e mulheres que possam orgulhar-se do valor da integridade. Que diante do sol da justiça, que é Deus, não vai aparecer nenhum pontinho de buraco, nenhum pecado escondido. Há algo que o cristão precisa ser orgulhar. É de ser a mesma coisa na vida privada do que ele é na vida pública.

O teste da integridade é uma pregação evangélica de Paschoal Piragine, uma pregação para jovens também, e que é transmitida no canal Águas Mais Profundas.

confira mais vídeos no canal Águas Mais Profundas:
https://www.youtube.com/c/aguasmaisprofundas

Inscreva-se:
http://www.youtube.com/channel/UCuf4h9wsMbXyReDUDu-c1bg?sub_confirmation=1
___________________________________

Assista também:

Pregação sobre ansiedade, como vencer a ansiedade e a preocupação (Paschoal Piragine):
https://www.youtube.com/watch?v=1yJtkMxWeLQ

Quem foi Martinho Lutero? Entenda o grito da Reforma Protestante contra a venda de indulgências:
https://www.youtube.com/watch?v=7XQEabjoOVs

Palavra de Vitória na Bíblia: a ação sobrenatural de Deus faz de você flecha da vitória em Cristo:
https://www.youtube.com/watch?v=vg7Lx0QmDP0

Elias na caverna, como vencer o desânimo espiritual, desânimo total:
https://www.youtube.com/watch?v=48Z1dCqf1So

Nenhum comentário:

Postar um comentário