sábado, 25 de novembro de 2023

PAPADO: O reinado do anticristo - Sola Scriptura 4

PAPADO: O reinado do anticristo - Qual é a história dos papas da igreja católica? O termo “papa” é de criação humana e não divina, pois a Bíblia claramente estabelece na igreja apóstolos, pastores, bispos, diáconos, evangelistas, professores e presbíteros (anciãos), não “padres” ou “papas”. Alguns bispos, no entanto, começaram a ser chamados honorificamente de papas. Não era um termo utilizado apenas para o bispo de Roma, e não havia apenas um papa. Se alguém era papa, não era considerado como o chefe de toda a igreja, pois obviamente Jesus é o chefe, o cabeça da igreja. No entanto, com a proeminência política de Roma sobre as demais cidades no império romano, o bispo de Roma começou a ser considerado como o líder principal do cristianismo ocidental, enquanto o bispo de Constantinopla, por seu turno, passou a ser o líder proeminente do cristianismo oriental, embora nunca tenha pretendido ser o "substituto de Cristo", como hereticamente faz o papa a partir do papado medieval, o que fomentou a idolatria católica. As igrejas oriental e ocidental, no entanto, foram se afastando uma da outra, até que houve o rompimento com o cisma do oriente. O bispo de Roma foi ganhando com o passar do tempo cada vez mais poderes, seja pelas circunstâncias históricas, seja por auto atribuição, seja por invenções de concílios que buscavam magnificar a criatura ao invés do criador. O status religioso do papa também foi aumentando, começou a ser chamado de “substituto de Pedro”, até que o Papa Inocêncio III começou a se autoproclamar como o “substituto de Cristo”. A figura do papa foi tão exaltada a ponto de este se declarar abertamente como alguém que ocupa na terra o lugar do Deus Todo Poderoso! Tornou-se forte tradição humana pessoas se ajoelharem para aquele que chamam de “santo pai”, o papa, para beijarem sua mão, dispensando ao simples mortal a honra que é devida apenas Deus. Por outro lado, vemos declarações como a de Catarina de Siena, segundo a qual, “mesmo que papa fosse satanás encarnado, não deveríamos levantar nossa cabeça contra ele, mas calmamente nos deitar para descansar no seu peito. Aquele que se rebela contra o nosso pai está condenado à morte, pois aquilo que fazemos a ele, fazemos a Cristo. Nós honramos Cristo se nós honramos o papa”. Ou seja, o papa passou a ser pura e simplesmente idolatrado. Recebeu glória devida somente a Deus. Contra esse sistema papista, se levantaram de dentro da igreja romana os reformadores do santo movimento de avivamento da Reforma Protestante, que reconheceram na figura do papado a clara manifestação do anticristo, lembrando que “anti” quer dizer “contra”, mas também “no lugar de ”. Ou seja, o papado, que coloca um simples mortal no lugar de Deus, é um sistema infernal e idólatra do anticristo. Vale lembrar que o anticristo é aquele que iria modificar os mandamentos de Deus, segundo a profecia do livro de Daniel: "E ele falará grandes palavras contra o Altíssimo, e irá consumir os santos do Altíssimo, e intentará mudar tempos e leis;" (Daniel 7.25 - BKJ). Da mesma forma, este sistema do papado substitui os mandamento bíblicos pelos mandamentos da tradição religiosa, mandamentos humanos criados pelos próprios papas, e mandamentos humanos que são endossados pelos papas.

 

A palavra de Deus ensina que apenas Deus é o Santo Pai. Jesus é o cabeça da igreja. Jesus é o legislador da fé. Jesus é o nosso sumo sacerdote. O Senhor é a nossa rocha e não há outra além dele. Apenas Jesus é o Salvador. Apenas Jesus é o intermediário entre nós e o Pai. Apenas a Deus e a sua Palavra são infalíveis. Não se pode falar em substituto de Cristo, senão para o Espírito Santo de Deus. Ao papado, no entanto, é atribuída toda essa glória que é exclusiva de Deus. Por isso, embora não se possa dizer que o anticristo se resume ao papado, está claro que o papado é o reinado do anticristo: "Ninguém vos engane de maneira alguma, pois aquele dia não virá sem que primeiro venha a apostasia e que o homem do pecado seja revelado, o filho da perdição. O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de modo que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." (2 Tessalonicenses 2.3,4 - BKJ).

 

(capítulos anteriores):

 

SOLA SCRIPTURA 1 - O Eclipse das Escrituras Sagradas: https://www.youtube.com/watch?v=PCcQU2GrFqM&list=PLz4ntYxiakjlF3XlTxBEYukXEF8II8yUj&index=1

 

SOLA SCRIPTURA 2 - Tradição Religiosa versus Sola Scriptura:

https://www.youtube.com/watch?v=bSgD2kI65VE&list=PLz4ntYxiakjlF3XlTxBEYukXEF8II8yUj&index=2

 

A AURORA DA REFORMA PROTESTANTE - Sola Scriptura 3: https://www.youtube.com/watch?v=HW0vT9HZ5RQ

 

(próximo capítulo):

SOLA SCRIPTURA 5 - As 95 teses de Lutero contra a venda de indulgências

 

Acesse a playlist completa "Sola Scriptura":

https://www.youtube.com/playlist?list=PLz4ntYxiakjlF3XlTxBEYukXEF8II8yUj

 

Assista a série completa #solascriptura no canal #aguasmaisprofundas


Nenhum comentário:

Postar um comentário