sexta-feira, 10 de novembro de 2023

A AURORA DA REFORMA PROTESTANTE - Sola Scriptura 3

A Aurora da Reforma Protestante - O papa Inocêncio III, o papa mais poderoso da história da igreja católica, em 1199 escreveu uma carta para a diocese de Metz declarando o seguinte "como, pela antiga lei, as bestas que tocassem o monte santo deveriam ser apedrejadas até a morte, homens simples e sem educação não deveriam tocar a Bíblia, ou se aventurar a pregar as suas doutrinas". Esse escrito estava de acordo com a doutrina católica da época, que proibia a tradução do latim, uma língua morta conhecida e usada por poucos, para o vernáculo, a língua do povo. Também se proibia que os leigos tivessem acesso à Bíblia, ainda que houvesse alguém que soubesse ler o latim. Ao se prender a palavra de Deus sob o monopólio eclesiástico, dava-se à igreja um poder exacerbado. Como resistência contra o monopólio da Bíblia pela igreja, começaram a se levantar os reformadores, precursores da reforma protestante do século XVI. Na Inglaterra, no século XIV, desponta como grande reformador John Wycliffe (1320 - 1384), expoente do movimento dos lollardos, traduzindo a Bíblia para o inglês. Esse evento ficou conhecido como a "Aurora da Reforma Protestante", que eclodiria dois séculos depois a partir de Martin Luther (ou Martinho Lutero) na Alemanha. "Com o passar dos anos, Wycliffe enfatizou cada vez mais a autoridade das Escrituras em detrimento da do papa e da tradição eclesiástica. Ele concordava com o que Tertuliano escrevera, de que as Escrituras pertencem à igreja, e por isso devem ser interpretadas dentro dela e por ela, mas não concordava que a igreja era a hierarquia eclesiástica. Acompanhando Agostinho, e baseando-se em textos do apóstolo Paulo, ele chegou à conclusão de que a igreja era o conjunto de predestinados. A verdadeira igreja é invisível, pois na visível e institucional há perdidos ao lado dos que foram predestinados para a salvação. Isso está claro, porque, apesar de ser impossível saber com exatidão quem pertence a cada grupo, há indícios que podemos seguir, como a obediência à vontade de Deus. Com base nesses indícios, podemos dizer com certeza que há muitos perdidos da hierarquia da igreja, que não fazem parte da verdadeira igreja, e aos quais, portanto, as Escrituras não pertencem. Até o fim de seus dias, Wycliffe afirmou que o papa era um desses perdidos, e chegou a chamá-lo de anticristo. Se a verdadeira igreja é composta de predestinados, e não de poderosos eclesiásticos, e se as Escrituras pertencem a essa igreja, conclui-se que é necessário traduzir a Bíblia ao vernáculo, à língua comum do povo, devolvendo-a assim a este. As doutrinas de Wycliffe tiveram sua expressão no movimento dos “lollardos” – termo pejorativo que seus inimigos lhes aplicavam e que deriva de uma palavra holandesa que quer dizer “murmuradores”." (GONZÁLEZ, Justo G. História Ilustrada do Cristianismo, volume 1).

 

00:13 - A proibição de leitura da Bíblia pela igreja

01:26 - A tradução da Bíblia realizada por John Wycliffe e os Lollardos

02:03 - A aplicação personalizada da Bíblia (Luciano Subirá)

05:39 - A necessidade da ação do Espírito Santo na leitura da Bíblia (Paulo Junior)

12:18 - John Wycliffe comissiona os lollardos

19:29 - O índex dos livros proibidos (index librorum prohibitorum) da igreja católica romana

19:49 - Como entender a mensagem bíblica e receber direcionamento vivo através das Escrituras Sagradas (Paschoal Piragine)

 

Havia um pretexto usado para que os líderes da igreja proibissem o povo de ler a Bíblia: dizia-se que as pessoas não tinham capacidade de entender as Escrituras Sagradas:

 

"A experiência tem mostrado que, se for permitida a leitura da Bíblia na língua comum indiscriminadamente, mais dano será causado com isto do que bem, devido à imprudência dos homens". (Índex dos Livros Proibidos publicado pelo papa Pio IV - 1564)

 

Esse foi um ato da contrareforma, ou seja, uma reação da igreja católica contra a Reforma Protestante.

 

No entanto, embora seja verdade que muitos distorcem a verdade do texto sagrado, os maiores abusos e distorções ocorreram justamente pela retirada da Bíblia das mãos do povo. E esses abusos ocorreram justamente por parte dos líderes eclesiásticos. Podemos ler, entender, e aplicar os princípios das Escrituras Sagradas em nossas vidas porque o mesmo Espírito Santo que escreveu a Bíblia habita nos crentes e lhes ensina as verdades da Palavra de Deus.

 

Assista também:

 

(capítulos anteriores):

 

SOLA SCRIPTURA 1 - O Eclipse das Escrituras Sagradas: https://www.youtube.com/watch?v=PCcQU2GrFqM&list=PLz4ntYxiakjlF3XlTxBEYukXEF8II8yUj&index=1

 

SOLA SCRIPTURA 2 - Tradição Religiosa versus Sola Scriptura:

https://www.youtube.com/watch?v=bSgD2kI65VE&list=PLz4ntYxiakjlF3XlTxBEYukXEF8II8yUj&index=2

 

(próximo capítulo):

SOLA SCRIPTURA 4

 

Acesse a playlist completa "Sola Scriptura":

https://www.youtube.com/playlist?list=PLz4ntYxiakjlF3XlTxBEYukXEF8II8yUj

 

Assista a série completa #solascriptura no canal #aguasmaisprofundas


Nenhum comentário:

Postar um comentário