sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Os cristãos devem guardar o sábado (Shabbat)? - Paschoal Piragine



1) Na Antiga Aliança, o sábado foi considerado dia sagrado pela Lei, proibindo-se que as pessoas trabalhassem no sétimo dia, shabbat, shabbos ou sabbath. Na Nova Aliança, com a mudança do sacerdócio levítico para o sacerdócio de Cristo, A BÍBLIA DIZ QUE A LEI MUDOU: "O sacerdócio de Cristo é eterno. Sendo assim, se houvesse uma maneira de alcançar a perfeição por intermédio do sacerdócio levítico, considerando que durante sua vigência a Lei foi entregue ao povo, por qual razão haveria ainda necessidade de se levantar outro sacerdote, conforme a ordem de Melquisedeque e não de Arão? Pois, mudando o sacerdócio, obrigatoriamente, ocorre também mudança de lei." (Hebreus 7.10-12)
2) A grande diferença entre a lei na Antiga Aliança e na Nova Aliança é que na antiga a lei era apenas escrita nas tábuas de pedra. Na Nova Aliança a Lei é manifestada pelo Espírito Santo:
"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." (2 Coríntios 3:3).
"Porquanto Ele declara, repreendendo o povo por suas faltas: “Dias virão, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. Não conforme a aliança que fiz com seus antepassados, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e Eu me afastei deles”, assevera o Senhor!" “Esta é a aliança que farei com a casa de Israel, passados aqueles dias”, garante o Senhor. “Gravarei as minhas leis na sua mente e as escreverei em seu coração. Eu lhes serei Deus, e eles serão o meu povo," (Hebreus 8.8-10)
3) Está escrito em Colossenses 2.16,17: "Portanto, que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua Nova, e o sábado. Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo".
4) Em Gálatas 4:9-11 está escrito: "Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis."
5) Por fim, veja que em João 5 está escrito que Jesus "estava violando" o sábado (Essa é a tradução da NVI, A Bíblia Almeida diz que Ele "quebrantava o sábado"):
"Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado. Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando". Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus." (João
5:16-18)
E não há dúvidas de que Jesus é perfeito e nunca pecou. Ele nunca violou a lei da Nova Aliança inaugurada por Ele mesmo.

6) Quanto ao domingo, a Bíblia fala:

"No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite." (Atos 20:7)
"No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar." (1 Coríntios 16:2)

Os textos são claros no sentido de que na época apostólica os cristãos se reuniam aos domingos (em homenagem à ressurreição de Cristo que ocorreu no domingo), e não no sábado.
Conforme o texto de Clossenses acima citado, o sábado, assim como outros rituais do judaísmo, tinham uma função profética em relação a o que estava por vir na Nova Aliança. Por isso, não realizamos mais sacrifícios de animais por nossos pecados, visto que aqueles sacrifícios apenas prefiguravam que a morte do Cristo iria ser o pagamento pelos nosso pecados. Da mesma forma, o sábado, que era o dia do descanso depois de seis dias de trabalho, simboliza o descanso eterno que foi explicado e possibilitado por Jesus Cristo. Na realidade, na Nova Aliança, todo dia é do Senhor, mas podemos dedicar em culto um dia da semana para Deus, mas não é mais um mandamento divino como era antes. O problema atual é que a posição que muitos têm de que o sábado seria uma lei também para os cristãos é um entesouramento de sua tradição religiosa, um apego à tradição da qual fazem parte, ou seja, aquilo que se aprende e não se questiona de maneira não preconceituosa em face das Escrituras Sagradas (considerando, é claro, que nem toda tradição religiosa é errada, mas há muita religiosidade errada).

Este é um estudo bíblico de
#PaschoalPiragine no canal #aguasmaisprofundas

Nenhum comentário:

Postar um comentário