segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Pregação sobre Agar no deserto: O caminho da restauração e das promessas...



Pregação sobre Agar no deserto: encontre o caminho da restauração através desta palavra profética para a tua vida sobre as promessas de Deus com El Roi - O Deus que me vê. A expressão "El Roi" foi usada pela primeira vez na Bíblia por Agar, escrava egípcia de Sarai e de Abrão. Agar se encontrava em momento de grande angústia, porque estava fugindo da casa de seus senhores, grávida e humilhada. Agar não era completamente inocente, estava provocando conflitos e precisava aprender lições sobre humildade.
Cuidado para não tentar resolver um problema que é de Deus através de atalhos ou caminhos rápidos, soluções fáceis. Ismael foi o atalho, mas Isaque era o filho da promessa de Deus para Abraão. Tenha fé nas promessas do Senhor. Cuidado com as dúvidas, cuidado com a descrença na Palavra de Deus. Cuidado para não pensar: "quem sabe Deus quis dizer outra coisa?" Cuidado com o "talvez". Se Deus prometeu Ele vai cumprir, mas no kairós, no tempo dEle.
A crise de Sara é que pede o que não quer. Diz sim quando quer dizer não! O que Sara esperava de Abrão quando ofereceu Agar, sua escrava egípcia para ter um filho com seu marido? Deus tem compromisso com as suas promessas, com a sua palavra. Quem recebeu a promessa foi Abraão, não Sara. Sara esperava mais firmeza de Abraão. Abraão deveria ter assegurado que Sara era mais importante que filhos, assim como fez o esposo de Ana, Elcana. Abraão deveria ter reafirmado que estava certo da promessa de Deus. O resultado é que Sara se torna incrédula no tempo do cumprimento.
Não desista, você está na sala de espera, você pode ser o próximo a ser chamado!
Haveria alguma coisa difícil para Deus?

"E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda.
E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.
E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste."
(Gênesis 18:9-15)

"Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.
E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.
E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael.
E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael."
(Gênesis 16:1-16)



Nenhum comentário:

Postar um comentário