terça-feira, 31 de outubro de 2017

Martinho Lutero e a revolução da Reforma Protestante: A lição para você ...



Quando Martinho Lutero colocou suas 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, deflagrando o início da Reforma Protestante, cujo aniversário de 500 anos nós celebramos hoje, ele o fez por causa de um problema muito sério. Lutero era um padre católico agostiniano, e na paróquia dele começou a aparecer um cidadão chamado Tetzel, e esse cidadão tinha autorização do bispo, tinha autorização do papa pra vender indulgências, conforme a prática da igreja católica daquele tempo. E a indulgência era uma bula papal que garantia o perdão dos pecados passados, presentes e futuros, desde que você comprasse aquele documento. Houve um financiamento feito por banqueiros para construção da catedral de São Pedro e o pagamento desse financiamento era feito através do direito dos banqueiros de venderem a bula papal das indulgências. E quando Tetzel chegou na cidade de Martinho Lutero, ele disse: aqui não! Aqui você não vai vender indulgência pro meu povo, você não vai enrolar o meu povo, porque a Bíblia diz que a salvação é graça de Deus que vem pela fé! E isso não pode ser vendido ou comprado, Jesus já pagou esse preço na cruz do calvário! E Tetzel disse, olha, você não está entendendo, o negócio aqui é sério, eu tenho autorização do papa, eu tenho autorização do bispo, quem é você Lutero? Você é um padrezinho de uma paróquia. Faz favor de ouvir! Lutero disse: eu não posso. E aí, por causa disso, ele é tido como herege pela igreja católica, e naquele tempo, ser herege significava morrer na fogueira. tem uma série de razões que fizeram com que Lutero não fosse morto na fogueira naqueles dias. Razões políticas, econômicas, sociais, isso é verdade, você vai encontrar em qualquer livro de história. Mas o que está por trás aqui é um homem, à semelhança de tantos outros homens pecadores, com defeitos, que por honra ou por desonra, eles não podiam deixar de ser quem eles eram, servos do Senhor nesta terra.

A história de Marinho Lutero traz para nós uma lição de fidelidade. Devemos ser fiéis a Deus e pagar o preço por isso.

Hoje, 31/10/2017, comemoramos exatos 500 anos da Reforma Protestante, que teve início quando, em 31/10/1517, Lutero afixou na igreja suas 95 teses contra a venda das indulgências.

Celebramos as 5 solas que marcaram a reforma:

- Sola Fide: A salvação vem pela fé em Jesus Cristo, e não pelos nossos méritos, não pelas obras, pois nenhum de nós merece este presente de Deus.

- Sola Gratia: A salvação é gratuita, é graça de Deus e não podemos pagar nada por ela.

- Sola Scriptura: A Bíblia é a nossa regra de conduta, não a tradição religiosa.

- Solus Christus: Apenas Jesus Cristo, e nenhuma outra pessoa, pode ser o intermediário entre nós e o Pai.

- Soli Deo Gloria: Devemos glorificar e adorar apenas a Deus e não as criaturas, nem os santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário