domingo, 21 de novembro de 2021

LEVANTANDO A ALMA

LEVANTANDO A ALMA: Mais de uma vez vemos nas orações dos Salmos menções em que o salmista afirma que “levanta a alma” a Deus: “A ti, SENHOR, levanto a minha alma.” (Salmos 25:1 - ACF). “Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma.” (Salmos 86:4 - ACF). “Faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.” (Salmos 143:8 - ACF). Devemos lembrar o significado de “alma”. Nestas passagens em hebraico do Antigo Testamento, “alma” é a tradução de “nephesh” (נֶפֶשׁ), que significa as emoções, paixões e desejos do ser humano. Nestas passagens, portanto, vemos que as orações são melhores quando são feitas com sentimento, quando vêm da alma. Essa é a diferença entre fazer uma oração formal e uma “fervente oração”. No Salmo 103, o salmista convoca sua alma e tudo o que nele há para louvar a Deus: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.” (Salmos 103:1 - ACF). Ou seja, não se trata de orar apenas com o intelecto. A oração é melhor se feita com o intelecto e com a alma – tudo o que há em você, não apenas parte do que há em você. Da mesma forma o profeta Jeremias nos convoca a levantarmos nossos corações em oração: “Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus” (Lamentações 3:41 - ACF). O profeta invocou a Deus desde a mais profunda masmorra, mas também do profundo do coração, então Deus lhe respondeu e interviu a favor de Jeremias: “Invoquei o teu nome, Senhor, desde a mais profunda masmorra. Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor. Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas. Pleiteaste, Senhor, as causas da minha alma, remiste a minha vida.” (Lamentações 3:55-58 - ACF). Lembre-se do rei Acabe, que cometeu diversas abominações: “Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor” (1 Reis 21:25 - ACF). Porém quando Acabe ouviu a severa repreensão de Deus por meio do profeta Elias, de sinceridade de alma se humilhou perante Deus. E diante dessa atitude de alma, até mesmo Acabe recebeu de Deus uma bênção (parte do castigo foi postergado para após a sua morte): “Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.” (1 Reis 21:29 - ACF). Por isso nossas orações não deveriam ter pedidos e agradecimentos que fazemos apenas porque entendemos que devemos fazê-los. A oração não deve envolver apenas parte do teu ser. “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.” (Mateus 22:37,38 - ACF). Ao invés de fazer orações apenas com o teu pensamento, faça orações com o todo o teu pensamento, toda a tua alma e todo coração. Seja intenso e intencional como Jesus: “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” (Lucas 22:44 - ACF). Ore com tudo o que há em você: “Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” (Jeremias 29:12,13 - ACF). Lembre-se que Jesus ensinou a orar fechando a porta: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Mateus 6:6 - ACF). Quando for orar, feche a porta para as distrações que te dividem, que fazem com que você esteja focado em outras coisas que não na presença de Deus e que não permitem que você esteja inteiro na oração. Lembre-se de recrutar a tua alma, que é o lugar onde residem os sentimentos. Há sabedoria no hino tradicional “Em Fervente Oração”: “Em fervente oração, vem o teu coração Na presença de Deus derramar! Mas só podes fruir o que estás a pedir, Quando tudo deixares no Altar. Quando tudo perante o Senhor estiver, E todo o teu ser Ele controlar, Só, então, hás de ver que o Senhor tem poder, Quando tudo deixares no Altar. Maravilhas de amor te fará o Senhor. Atendendo à oração que aceitar. Seu imenso poder, te virá socorrer, Quando tudo deixares no Altar. Se orares, porém, sem o teu coração Ter a paz que o Senhor pode dar, Foi por Deus não Sentir que tua alma se abriu, Tudo, tudo, deixando no Altar.” É algo bom começar a oração glorificando a Deus: “E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Lucas 11:2 - ACF). Também é bom começar a oração cantando louvores a Deus. Conforme ensina Apocalipse, orações (simbolizadas pelas taças cheias de incenso) e louvor (simbolizado pelas harpas) andam juntos: “Os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos se prostraram diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e cantavam um cântico novo” (Apocalipse 5:8,9 - NAA). Esta passagem está vinculada com o Antigo Testamento pelo Salmo 33, no qual o salmista vincula a harpa ao louvor e faz uma convocação a cantar o cântico novo: “Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo” (Salmos 33:2,3 - ACF). A psicologia descobriu que a música evoca as emoções. Ou seja, também através do louvor é possível se elevar a alma. Essa é uma das razões pelas quais o louvor é importante para cultuar a Deus. Veja que nesse envolvimento da alma na adoração, Deus habita entre os louvores: “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.” (Salmos 22:3 - ACF). Também por causa do envolvimento da alma com o louvor, Deus mandou o povo de Israel aprender um cântico que, quando cantado, invocaria na alma a palavra profética do Senhor: “— Escrevam para vocês este cântico e tratem de ensiná-lo aos filhos de Israel. Ponham este cântico na boca de cada um deles, para que me seja por testemunha contra os filhos de Israel.” (Deuteronômio 31:19 - NAA). Até mesmo Jesus e os discípulos cantaram um hino na última ceia, momentos antes de Jesus ser preso para ser crucificado: “E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.” (Mateus 26:30 - ACF). Na sequência, Jesus vai orar e manda os seus discípulos orarem também para receberem fortalecimento espiritual: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41 - ACF). Portanto, para oração, lembre-se: prioridade a cada dia, fé crescente, alma em intensidade, louvor contínuo e amor verdadeiro: “Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei.” (Salmos 91:14 – ACF).

- Hino "Em Fervente Oração": https://www.youtube.com/watch?v=YHt8OIKdBTc

- Playlist de louvores de adoração: https://www.youtube.com/playlist...

- Hino "Doce Nome": https://www.youtube.com/watch?v=DA-J-TiuV_U&t=156s

- Hino "É Tua Graça": https://www.youtube.com/watch?v=fDpDHLt6HwA

- Hino "Agnus Dei": https://www.youtube.com/watch?v=KKntBOfwJ08

- Hino "Me Leva Onde Eu Possa Ouvir Tua Voz": https://www.youtube.com/watch?v=cKCUwJm5mbk

- Hino "Em Espírito, Em Verdade": https://www.youtube.com/watch?v=XjsQexEo-Xk

- Hino "Rendido Estou": https://www.youtube.com/watch?v=kBNuoQ8LjvI

- Hino "Me Rendo a Ti": https://www.youtube.com/watch?v=JPJhsMlxDtU

- Hino "Quebrantado": https://www.youtube.com/watch?v=byg1WD_TOQM

- Hino "Traz-me Junto a Ti": https://www.youtube.com/watch?v=moD2srXAhzg

Nenhum comentário:

Postar um comentário