sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Reforma religiosa e religião protestante - causas da reforma protestante



Reforma religiosa e religião protestante - causas da reforma protestante. Durante a Idade Média, especialmente no final dela, nós vamos encontrar uma igreja cristã decadente, uma igreja focada na política, no dinheiro, onde muitos dos seus líderes tinham uma vida dupla, no sentido de moralidade, e isso começo a incomodar muita gente sincera e piedosa, especialmente no meio da própria comunidade cristã, dentro da própria igreja. Começa a incomodar, especialmente, aquelas pessoas que tentavam pautar sua vida em cima dos valores das Escrituras Sagradas. Essas são as causas da reforma protestante, mas essas situações de descontentamento foram acontecendo muito antes da reforma eclodir. A gente vai encontrar John Wycliffe traduzindo parte da Bíblia para o inglês e desejando que as pessoas pudessem ler a Palavra de Deus e viver segundo os ditames das Escrituras. E, porque ele fez isso, ele foi queimado vivo. A gente vai encontrar outros mártires da fé também. A gente vai encontrar, por exemplo, Jhon Huss que cento e dois antes de Lutero, promoveu uma reforma religiosa com os princípios da fé evangélica muito parecida com a reforma protestante que aconteceu com Lutero. Mas ele então não teve o privilégio que Lutero teve. Em um desses debates públicos, ainda que ele tivesse um salvo conduto pra poder voltar pra sua pátria, na Boêmia (onde se tornou a antiga Tchecoslováquia), ele é então preso e morto, queimado como herege. E é interessante que quando ele estava sendo preparado pra ser queimado, ele usou uma expressão profética, ele disse assim: podem matar o ganso (porque o seu sobrenome, a palavra Huss, em alemão, quer dizer ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar. E, justamente no dia 31 de outubro de 1517, 102 anos após a morte de John Huss, aquele monge agostiniano, Martinho Lutero, seguindo o mesmo ideal de Huss, de lealdade às Escrituras, afixa na porta da igreja do castelo de Wittenberg as suas 95 teses. Isso inicia a reforma religiosa que iria mudar o mundo. E a gente pode resumir essas 95 teses em 5 afirmações básicas de fé, que sintetizam as ideias da reforma protestante. Eu poderia chamá-las de pilares da fé evangélica, do protestantismo:

Sola Fide - apenas pela fé, e não pelas nossas obras, somos salvos.
Sola Gratia - apenas pela graça salvadora de Jesus Cristo somos salvos. Somos salvos de graça, já que o preço da salvação foi pago integralmente por Cristo na cruz do Calvário.
Sola Scriptura - As regras de conduta cristã estão somente na Bíblia, e não na tradição humana que vai sendo contruída.
Solus Christus - A nossa salvação não depende de qualquer outro a não ser do Filho de Deus, Jesus.
Soli Deo Gloria - Apenas a Deus podemos dar glória, e não a seres que foram criados por Ele.

Esse vídeo contém uma mensagem que também se apresenta como aula de história geral própria para Enem, vestibular ou concurso específico.

confira mais vídeos no canal Águas Mais Profundas: https://www.youtube.com/c/aguasmaispr...

Inscreva-se: http://www.youtube.com/channel/UCuf4h... 

Nos siga nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/AguasMP

Google Plus: https://plus.google.com/+aguasmaispro...

Blog: http://aguasmaisprofundasoficial.blog...
_____________________________________

Reforma religiosa e religião protestante - causas da reforma protestante: https://www.youtube.com/watch?v=d93vt...

Nenhum comentário:

Postar um comentário